5 situações em que uma empresa online me socorreu!
22 de outubro de 2018
Confira 4 dicas de como acertar em um presente masculino!
10 de novembro de 2018
Show all

Será que você precisa de Aparelho Ortodôntico?

Os aparelhos ortodônticos entraram em definitivo na vida de milhões de pessoas no Brasil.

Saíram dos modelos feios e muito desconfortáveis de décadas atrás, e que causavam muito sofrimento, principalmente a crianças e jovens que eram o público-alvo de pais que se preocupavam – com razão – em corrigir diversos problemas ortodônticos o mais rápido possível.

Porém, com o passar dos anos, muita tecnologia foi investida para modernizar este tratamento e felizmente com ótimos resultados. Hoje em dia, as técnicas são muito menos invasivas, provocam um sofrimento cada vez menor e o custo também reduziu.

O resultado: adultos hoje também são boa parte dos usuários, querendo corrigir problemas, principalmente por questões estéticas.

E muita gente, que tem um sorriso bonito, acredita que não precisa usar aparelho ortodôntico, o que pode não ser uma verdade, pois o tratamento ortodôntico não visa apenas a beleza. Podemos até dizer que este é o menor dos objetivos, pois existem diversos problemas que o aparelho ortodôntico pode resolver.

Confira quais são os principais motivos para iniciar um tratamento. Será que você precisa de aparelho ortodôntico?

1 – Aparelho Ortodôntico para dentes apinhados

Também chamados de dentes acavalados, acontece quando um ou mais dentes são maiores que o tamanho dos maxilares, o que provoca a sobreposição de dentes.

É um problema sério do ponto de vista funcional, prejudicando muitas vezes a mastigação – porque pode ocorrer em qualquer local da arcada – e também provoca graves distúrbios ao longo do tempo – cáries, dificuldade de higienização e gengivite.

É comumente a maior causa da procura pelo tratamento ortodôntico.

2 – Aparelho Ortodôntico para diastema

É o nome dos famosos dentes da frente separados. Normalmente é causado por extrações de dentes próximos ou por dentes que nem nasceram, criando espaços na arcada onde os dentes passam a ter mais espaço para se acomodar.

Não tratar a diastema pode provocar, a longo prazo, problemas de mordida, além do aspecto estético.

3 – Aparelho Ortodôntico para dentes projetados

Ocorre quando os dois grandes dentes superiores, com o tempo, se posicionam à frente dos demais.

4 – Aparelho Ortodôntico para problemas de mordida

Ao lado dos dentes apinhados, é um dos principais motivos pela procura de tratamento ortodôntico.

Certamente o número seria maior, pois muitas pessoas não procuram o ortodontista ou porque desconhecem que têm o problema ou porque subestimam em investir na solução.

Mas os efeitos de uma mordida errada são grandes e em todo o organismo: dificulta a respiração e a dicção e prejudica a mastigação, com sérios impactos no trato digestivo. Na parte dentária, os impactos não são menores: fraturas de dentes, recessão (diminuição) das gengivas e outros problemas.

O correto é sempre a arcada superior levemente projetada sobre a arcada inferior. Os tipos mais comuns de mordidas erradas são:

  • Mordida cruzada anterior: os dentes frontais superiores ficam atrás dos frontais inferiores. Isto dificulta a mastigação e a fala.
  • Mordida cruzada posterior: os dentes frontais superiores ficam para dentro em relação aos frontais inferiores. Isto prejudica a respiração, a mastigação e a fala.
  • Mordida aberta: existe um espaço entre as arcadas.
  • Mordida profunda: os dentes superiores cobrem demasiadamente os inferiores.
  • Mordida para frente: os dentes superiores ou os inferiores estão mais projetados que o correto.
  • Mordida desalinhada: as arcadas não estão desalinhadas em seus centros.

5 – Aparelho Ortodôntico para o Bruxismo

O Bruxismo é o sistemático e constante ranger de dentes que acontece durante o sono. É um distúrbio que está relacionado a causas emocionais – ansiedade, depressão, medos, estados de estresse no cotidiano – e pode provocar problemas dentários graves – desgaste e amolecimento de dentes, sensibilidade dentária, sangramento de gengivas e a quebra de dentes que já estejam cariados.

Neste ponto, na verdade o tratamento ortodôntico é corretivo de alguns dos problemas acarretados pelo Bruxismo. Porém, recomenda-se com urgência o tratamento da doença para, somente após isto, iniciar o tratamento ortodôntico.

 

Tire aqui suas dúvidas sobre o aparelho ortodôntico.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *