Alcançar a liberdade financeira antes dos 50: é possível? (Foto de Dziana Hasanbekava no Pexels)
Alcançar a liberdade financeira antes dos 50: é possível?
25 de novembro de 2020
3 Aplicativos de férias que você deve baixar nas próximas férias
3 Aplicativos de férias que você deve baixar nas próximas férias
17 de dezembro de 2020
Show all

Como se organizar para ter liberdade financeira?

Como se organizar para ter liberdade financeira? (Foto de Jill Wellington no Pexels)

Como se organizar para ter liberdade financeira? (Foto de Jill Wellington no Pexels)

A organização financeira vai desde a facilidade de conseguir tirar a fatura da conta de energia pelo CPF, ao planejamento mensal  e os detalhes financeiros semanais, diários e até mesmo mensais. 

Certamente atingir a independência financeira acaba sendo o sonho de diversas pessoas, sendo que a grande maioria dos brasileiros acaba por trabalhar por uma vida inteira sem um planejamento perfeitamente capaz de proporcionar uma maior liberdade econômica. 

Porém, a boa noticia por aqui, é que nunca é tarde para começar e atualmente existem várias possibilidades de investir e poupar. Vamos acompanhar o artigo a seguir e entenderemos um pouco mais como fazer um planejamento eficaz!

Saiba o que é liberdade financeira

A maioria das pessoas ainda não entendem bem o que é a liberdade financeira, a grande maioria acredita apenas que é ter bastante dinheiro, no entanto, a independência financeira é bem mais do que isso.

A independência acaba implicando a autonomia que temos para realizar justamente o que planejamos, principalmente ao abrir um negócio, adquirir um imóvel, ou ainda ter recursos suficientes para viver bem sem se preocupar com as contas e o orçamento da família.

Além disso, a liberdade financeira ainda tem tudo a vem com qualidade de vida, que é justamente quando o dinheiro deixa de ser um problema e sobra mais tempo para aproveitar os momentos em família e participar ativamente do desenvolvimento de filhos, sobrinhos, etc.

Na realidade, esse tipo de liberdade financeira significa apenas gerenciar o próprio capital, além de é claro ser o grande responsável por fazê-lo crescer, além de ser possível de ter sempre em mãos uma quantia disponível para gastar sempre que é necessário.

Entenda porque é importante ter um bom planejamento

É importante lembrar e destacar que nem sempre o fato de sermos independentes financeiramente, quer realmente dizer que há liberdade financeira.

Além disso, de acordo com o próprio SEBRAE, mais de 5,4 milhões de pequenos e micro empreendedores acabam dependendo de sua renda como MEI.

Geralmente isso acaba acontecendo simplesmente pela total falta de planejamento, lembrando que tendo um plano orçamentário certo e até mesmo consciência dos gastos e rendimentos, pensando ainda na possibilidade de multiplica-los, então é possível caminhar para a independência financeira. 

Conheça dicas para alcançar a liberdade financeira

Existem várias formas de alcançar a liberdade financeira, entre elas passaremos algumas dicas para ajudar você a dar o primeiro passo:

Pense sempre a longo prazo

Sempre procure investimentos a longo prazo, procure pensar no amanhã, afinal, você precisará de rendimentos.

Faça orçamentos

Depois de definir seus objetivos, então é o momento de ser realista com seu dinheiro, defina os gastos semanais, diários e mensais. Veja o que é necessário e o que é dispensável!

Pague suas dividas

Antes de começar a investir, pague tudo o que deve, estar com nome sujo e nas empresas de cobranças impede seu crescimento financeiro.

Gaste de forma inteligente

Quanto mais dinheiro for desviado de seu orçamento mais tempo levará para que alcance sua liberdade financeira, portanto, antes de gastar pense se é preciso mesmo. Veja que essas são apenas algumas dicas e levando-as em consideração podem te ajudar a chegar mais rápido lá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *